USO DO XAXIM COMO SUBSTRATO
Não é à toa que o uso do xaxim como substrato para orquídeas e outras plantas é motivo de muita polêmica e discussão em todo o mundo.
O Xaxim (Dicksonia sellowiana) é uma planta nativa da Mata Atlântica e América Central (especialmente dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul). Devido à extração desenfreada do cáudice para uso no cultivo de outras plantas, a espécie está ameaçada de extinção e sua extração está proibida em todo o Brasil. Além disto, esta planta têm o crescimento muito lento, dificultando ainda mais a recuperação desta espécie.
Muitas espécies de orquídeas se adaptam bem tendo o xaxim como substrato. No entanto, vale lembrar que em muitos casos podemos usar alternativas mais sustentáveis, como a fibra de coco.
Caso você realmente precise do xaxim para manter suas plantas saudáveis, procure ao máximo saber a procedência do produto.
Mais que um bom substrato, é uma planta muito bonita, por isso recomendamos que inclua o Xaxim entre suas plantas ornamentais prioritárias para cultivar, contribuindo indiretamente para a preservação desta espécie.
|